Limpeza de pisos - Carpete
Como limpar carpete? Aprenda quais os cuidados e aplicações corretas de produtos químicos e máquinas de limpeza.
O carpete é uma opção de piso bastante versátil, presente em casas, comércios e empresas, ajudando a trazer conforto e beleza a qualquer ambiente. Embora ele seja evitado por pessoas alérgicas, quando bem cuidado e limpo, o carpete pode ser uma ótima opção para inúmeros ambientes.
Quer saber sobre os cuidados específicos com esse piso? Continue a leitura!
Quais as principais características do carpete?
O carpete pode ser encontrado em vários materiais como a lã, o nylon e o poliéster e, além dessa informação, na hora de se decidir pelo carpete mais adequado ainda é preciso considerar também a textura, a espessura, a cor, o custo e se o material é antialérgico, antibacteriano, antichamas, isolante acústico e térmico.
Veja algumas características desse tipo de piso:
- confortável;
- alto apelo estético;
- capacidade de tornar os ambientes mais acolhedores;
- isolamento acústico e térmico;
- segurança;
- não faz ruído ao andar;
- não propaga som entre os andares (ideal para apartamentos).
Onde os carpetes são mais usados?
Os carpetes são usados tanto em residências, como em ambientes comerciais e empresariais, sempre em áreas internas e secas. O local a ser usado deve ser avaliado previamente, encontrando o tipo de carpete mais adequado.
Veja os mais usados e suas indicações:
- carpete de prolipropileno: é um material mais resistente a manchas e com maior facilidade de manutenção, por isso costuma ser indicado para áreas de tráfego mais intenso e também para cômodos com alta tendência a manchas, como os quartos infantis;
- carpete de poliéster: possui uma boa resiliência e um toque macio e agradável, além disso é antialérgico e inibe a formação do mofo. Hoje é possível encontrar carpetes ecológicos, feitos com poliéster de garrafas PET recicladas;
- carpete de nylon: material resistente ao mofo e ao desgaste, além de alta vida útil e resistência ao peso dos móveis. Pode ser tingido em várias cores, resultando em inúmeras opções de decoração. São os mais populares do mercado e podem ser usados em ambientes com intensa circulação de pessoas.
Quais os principais cuidados na limpeza e manutenção dos carpetes?
Na hora de manter o carpete sempre limpo e livre de poeiras, o mais recomendado é o uso do aspirador de pó diariamente que deve sempre ser usado no sentido das fibras e de modo mais lento, permitindo que o equipamento sugue todas as partículas de sujeira.
Outra dica é evitar o uso de vassouras, porque isso pode espalhar a poeira acumulada, além de que as cerdas das vassouras podem danificar as fibras do seu carpete. Embora essas sejam dicas práticas, muitas vezes é preciso fazer uma limpeza mais pesada para garantir a higiene mais duradoura desse piso. Veja algumas indicações de equipamentos e produtos.
Extratoras
As extratoras agem mais profundamente que o aspirador de pó e permitem uma limpeza mais profunda e detalhada agindo diretamente nas fibras do carpete. Para isso, um detergente específico é pulverizado sob pressão de modo profundo no carpete e extraído pela máquina junto da sujeira dissolvida, podendo até mesmo dissolver graxa, sujeiras mais pesadas e odores.
Embora o seu carpete possa estar aparentemente limpo, nem sempre a limpeza superficial consegue atingir as fibras desse tipo de piso – o que em longo prazo pode causar problemas respiratórios e até odores desagradáveis no ambiente.
Veja alguns modelos indicados.
SE 4001
Indicada para limpezas domésticas em áreas entre 10 e 50 m². Pode ser usada em superfícies com tecidos e também em espaços com piso frio. Além disso, a extratora ainda pode ser usada também como aspirador de pó e de líquidos.
Puzzi 10/1
Recomendada para áreas um pouco maior (entre 40 e 180 m²), essa máquina já é mais potente e pode ser usada também para higienizar sofás, estofados e tapetes em escritórios, hotéis, salas de convenção e shopping centers. Conta com um potente motor de sucção que deixa uma umidade residual bastante baixa, garantindo que os carpetes sequem até 63% mais rápido do que com os métodos tradicionais.
Puzzi 30/4
Indicada para ambientes com áreas entre 75 e 300 m² por ser uma máquina mais robusta que as demais. Porém, ela é extremamente versátil e tem um valor muito acessível, além de ter um conceito vertical que facilita o manuseio, a ergonomia e o armazenamento. Tem baixo nível de ruído e ainda conta com tanque de água suja removível.
BRC 30/15
Máquina robusta e profissional para áreas entre 250 e 1mil m². Apesar disso, possui um design compacto que favorece o armazenamento da máquina e a sua utilização. Conta com escovas rotativas que garantem um contato uniforme com o piso, mesmo em superfícies irregulares e ainda ajuda na remoção de manchas.
Para melhor resultado, além das extratoras, nós também indicamos o uso do Karcher RM 760, um produto em pó e levemente alcalino (com pH 9) que pode ser usado junto das máquinas, garantindo uma higienização ainda mais profunda.
Depois dessas informações, ficou mais fácil manter o seu carpete limpo e livre de mofo, poeira e outros germes? Entre em contato com um dos nossos consultores e encontre a solução ideal de limpeza para você!
Precisando de ajuda? Fale com um especialista.
Fornecemos suporte gratuito e especializado para que você tenha a solução mais adequada.
Vamos te ajudar a entender qual o melhor equipamento de limpeza conforme suas necessidades de aplicação.
Nossa equipe está à sua disposição.